casa av
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 1080,00m²
Área Construída: 348,36m²
Ano do Projeto: 2016
Conclusão da Obra: 2018
Fotos: Ezequiele Panizzi
Um refúgio em meio a mata fechada. Foi assim que nasceu o projeto da Casa AV.
Como premissa principal, a relação entre a construção e a natureza do entorno, deveria ser explorada ao máximo, além da preservação da maior quantidade possível das árvores nativas.
Para conduzir o visitante do portão à casa, criamos um caminho sinuoso e encantador onde o paisagismo é o protagonista. Plantas tropicais compõem com a mata nativa, um visual único ao longo do percurso.
O partido do projeto buscou, através da implantação em níveis, preservar e integrar a construção a paisagem. Com essa decisão, a configuração do terreno se manteve praticamente intacta e consequentemente a vegetação nativa também. Essa solução criou uma volumetria que somada aos planos das coberturas, torna a construção simples e ao mesmo tempo, rica aos olhos.
Com pouco mais de 350 m2 o programa se divide em três níveis, social e serviço no pavimento térreo, suíte master no pavimento intermediário e íntimo no pavimento superior. Essa solução permitiu também que os principais ambientes da casa tivessem contato direto aos jardins, que assim como o projeto de interiores foi assinado pelo escritório.
A escolha do mobiliário também buscou essa relação com o exterior, onde a natureza é a protagonista. Cores neutras e peças minimalistas compõem o cenário criado e envolto pelos grandes panos envidraçados que emolduraram os jardins e o trazem para dentro da casa.
Com uma configuração onde os visuais são importantes, a solução utilizada para resolver a área de varal e lavanderia que fica na porção frontal da casa, foi a criação de um elemento em madeira ripada, preservando esta área e mantendo a composição formal da fachada.
A utilização do concreto aparente e da madeira enfatizam a composição atemporal da nossa arquitetura brasileira, que associada aos recortes da laje de cobertura do térreo brincam com a luz e sobra ao longo do dia.
A maestria da solução entre arquitetura e estrutura, fez com que mesmo compacta, a construção transmitisse a leveza necessária ao projeto. Com a maioria dos planos horizontais e verticais se conectando apenas pelas esquadrias, a luminosidade invade o interior da casa e traz o exterior para dentro dos ambientes.
SALA XINGÚ
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 233,68m²
Área Construída: 475,57m²
Ano do Projeto: 2019
Conclusão da Obra: 2020
Fotos: Ezequiele Panizzi
Com uma arquitetura de linhas puras e volumetria simples. Esta sala comercial que serve de morada para o novo showroom da Móveis Casttini, se abre para as ruas que a confrontam. Com grandes panos envidraçados, permitindo que o interior e o exterior se comuniquem de uma forma marcante, ela conversa com a cidade e as edificações vizinhas.
Planos, cores e materiais dão movimento à fachada desta sala comercial. A compartimentação da fachada quebra a monotonia e garante pontos de atração visual, além de marcar o acesso de forma sutil e elegante.
Explorando ao máximo as visuais, sem cair na simplória “caixa de vidro” este projeto evidencia uma volumetria prismática com intersecção de volumes e planos.
CASA JBP
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 1530,00m²
Área Construída: 513,25m²
Ano do Projeto: 2020
Bem-vindos a Casa JBp! As linhas puras, e a volumetria bem definida, são as principais características deste projeto. Cada setor da casa se desenvolve em um volume distinto. E são unidos pela grande cobertura da área social, que articula a relação entre eles e a área externa, outro ponto alto do projeto.
Numa proposta onde o exterior e o interior se fundem em uma única composição. É assim que este projeto enaltece a natureza que o circunda. Grandes panos envidraçados se abrem para o deck com piscina, fazendo com que a área social se amplie para receber os amigos ou apenas para curtir bons momentos em família.
Um oásis para relaxar, ouvindo o barulho da água e dos pássaros. Um convite ao “dolce far niente”, porque a vida corrida fica do lado de fora da casa JBp. Aqui cada momento é apreciado e curtido em sua plenitude.
CASA JM
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 550,50m²
Área Construída: 190,90m²
Ano do Projeto: 2020
Com uma arquitetura contemporânea, e uma construção mista, o lifestyle da moradora da Casa JM será atendido de forma plena. A paixão por motos e por arte, dois mundos tão diferentes, se fundem neste projeto que mescla o rústico e o industrial.
Pensado para ser um loft urbano, com pouco mais de 190m², ele se desenvolve em 3 níveis, aproveitando a configuração do terreno e melhorando a privacidade da moradora. No primeiro nível, intermediário, se encontra o hall, o lavabo e a garagem. No nível inferior, área social e serviço. No superior, mezanino, dormitório, closet e banho. Além de uma área de meditação e exercícios.
Metal, concreto e madeira, são os astros principais da Casa JM, a junção destes elementos, reforçam a tipologia industrial e a proposta de loft.
A integração com o pátio, também foi uma das exigências da proprietária da casa. A relação entre interior e exterior se dá pelo deck com pergolado, que conecta o living a área da piscina. Um grande jardim com pit fire também faz parte deste projeto.
CASA br
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 675,00m²
Área Construída: 520,00m²
Ano do Projeto: 2022
Com uma arquitetura que brinca com volumes e texturas, a Casa BR se vale das comodidades do condomínio, e não ter muros ou grades, se abrindo para a via, e tornando o espaço público, uma extensão do seu quintal. Um exemplo é a garagem que foi substituída por um abrigo apenas. Gerado pelo volume superior e que tem como limite um lindo jardim vertical, deixando ainda mais gentil, este ambiente que toma uma grande porção da fachada.
As texturas que realçam os volumes e destacam as formas tornam a proposta uma arquitetura que se destaca na paisagem do condomínio, pela beleza e elegância. Uma arquitetura atemporal que se volta para fora explorando diversas visuais.
Com pouco mais de 500m2 a Casa BR é toda pensada para relaxar e curtir bons momentos com os amigos. O jovem casal que gosta de receber, e que passa muito tempo nesta casa de férias, inclusive nos longos invernos do sul, solicitou uma área social ampla e super integrada com a piscina. Os grandes panos envidraçados garantem muita luz natural e enfatizam essa integração, principalmente na parte posterior do lote.
A área de lazer da Casa BR é totalmente integrada. E é ali que a família recebe os amigos durante o ano todo! Seja para um churrasco no espaço gourmet e piscina no verão, seja no estar externo com lareira no inverno, cada ambiente foi pensado para ser usado ao máximo.
Mesmo com uma área reduzida, os fundos da Casa BR possui tudo que a os proprietários precisam para relaxar, depois daquela semana corrida. Curtir a piscina no verão, ou uma boa conversa em volta da lareira ecológica, no inverno.
Já o estar externo faz a transição entre o interior e o exterior do porjeto. Ele é o ambiente mais usado nos dias de verão, mas também tem seu charme, durante o inverno, com sua lareira ecológica. Os materiais e cores utilizados neste espaço relembram a serra, local de origem dos proprietários. Além de proporcionar um ambiente mais aconchegante ainda foge do óbvio, quando falamos de casas de praia.
CASA DR
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 635,00m²
Área Construída: 543,00m²
Ano do Projeto: 2022
A Casa DR é um exemplo de que, com soluções criativas, podemos fazer uma boa arquitetura, em qualquer terreno. A solicitação inicial dos proprietários era uma casa térrea, porém com o lote de dimensões restritas e topografia acidentada, essa solução seria inviável.
Para um aproveitamento racional do lote, com mais de 16m de desnível, optamos por dividir a casa em níveis. No primeiro nível, o mesmo da rua, encontra-se o hall e garagem. Já o segundo nível, foi destinado ara a área social e serviço. E no terceiro nível, a ala íntima.
A localização numa rua sem saída, calma e tranquila, enfatizou o partido escolhido. Permitindo a utilização de linhas simples e uma arquitetura que se funde a paisagem, sem revelar tudo que se desenvolve nos níveis abaixo da rua.
A volumetria da Casa DR, se desenvolve acompanhando a topografia do lote. Tornando a relação da construção com a paisagem, ainda mais integrada. O nível inferior, onde localiza-se a área íntima, fica bem próximo ao nível do solo, enquanto no nível superior, tem sua visual garantida.
O concreto aparente foi um dos materiais escolhidos para compor a estética da Casa DR. Esse acabamento atemporal permite que este projeto permaneça atual por muito tempo. Já os elementos em madeira e metal imprimem a contemporaneidade que o projeto buscava.
CASA SA
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 360,00m²
Área Construída: 283,00m²
Ano do Projeto: 2021
O lote de dimensões restritas e topografia acidentada delineou o partido do projeto. Para melhor aproveitamento da área, optamos por dividir a casa em dois níveis, superior íntimo, a nível com a rua, e inferior social, voltado para os fundos.
A Casa SA foge um pouco da tradicional disposição de uma edificação. Com uma tipologia que explorou o máximo da topografia, a casa se desenvolve em dois níveis. O nível 1, levemente acima da rua, é onde se localiza o acesso e a área íntima. Já no nível -1, é onde a área social se encontra, fazendo uma ligação direta com o pátio de lazer no fundo do lote.
Sua arquitetura forte e despretensiosa, com sua volumetria simples e uma composição rica de planos e volumes, pensados para atender todas as funções do morar, sem ostentações.
Com pouco mais de 200m², demonstra que um projeto racional e bem resolvido, pode ter conforto e funcionalidade, com soluções simples e econômicas, sem abrir mão de uma arquitetura impactante.
O jardim fluido da Casa SA é uma extensão da rua, conduz o visitante até a porta de entrada, que se esconde em meio a vegetação. Garantindo privacidade do lado de dentro.
CASA DD
ARQUITETURA | HOME
Área do Terreno: 560,00m²
Área Construída: 365,00m²
Ano do Projeto: 2019
Pensada para ter contato direto com o exterior, a casa DD se volta para a piscina, abraçando a área de lazer, tornando assim, o espaço ainda mais atrativo e usável, com sua implantação em L, permitiu que, tanto a área social, quanto a íntima, fossem voltadas para os fundos. Garantindo uma maior privacidade mesmo com grandes panos envidraçados.
Sem a necessidade de muros ou gradis, a casa DD se abre para um jardim amplo e conecta-se ao restante do condomínio sem limites ou barreiras. Os materiais escolhidos para a fachada, também contribuem para o mimetismo com o entorno.
A casa DD é um refúgio da vida corrida das cidades. Um lugar onde se pode curtir a família e os amigos em meio a natureza. Ela se volta para a piscina tornando o convívio ainda mais intenso e prazeroso. Como um espaço para curtir bons momentos e aproveitar a família, o pergolado é um convite ao relaxamento. Ele faz a transição entre o interior e o exterior da casa e amplia as possibilidades de uso destes espaços.
Brincar com transparências, luz e sobra e a interação com o exterior, deixa todo projeto mais rico e interessante. Ressaltando a volumetria e os planos da casa DD, os pergolados que contornam a casa, permitem que a natureza faça parte da composição.